terça-feira, 27 de setembro de 2016

BIRRA, COMO TRATAR COM ESSA SITUAÇÃO?

ACHEI ESSE VÍDEO EXCELENTE PRA NÓS QUE SOMOS PAIS E TAMBÉM PRA NÓS PROFESSORES. A PSICOLOGA NOS ORIENTA A COMO LIDAR COM AS BIRRAS DE NOSSAS CRIANÇAS.
É FUNDAMENTAL COMPREENDERMOS QUE TUDO SE RESOLVE COM DIÁLOGO, A BIRRA NADA MAIS É DO QUE UMA FORMA "PRIMITIVA" DA CRIANÇA QUE AINDA NÃO TEM A SABEDORIA DE EXPOR CORRETAMENTE SEUS ANSEIOS E VONTADES, ENTÃO USA A BIRRA COMO UMA MANEIRA DE GANHAR AQUILO QUE ELA DESEJA NO MOMENTO.

A BIRRA SÓ TERÁ EFEITO SE O ADULTO SEMPRE CEDER Á ELA. A CRIANÇA DESDE BEM CEDO PRECISA APREENDER QUAL A IMPORTÂNCIA DO DIÁLOGO, SE VOCÊ BATER, IGNORAR, COLOCAR DE CASTIGO... A BIRRA PODE ATÉ CESSAR, MAS A CRIANÇA NÃO VAI COMPREENDER O VERDADEIRO SENTIDO DO DIÁLOGO  E DA COMPREENSÃO.

EU COMO MÃE E COMO FUTURA PEDAGOGA QUERO COLOCAR EM PRÁTICA ESSAS DICAS AI DO VÍDEO, POIS ENTENDO QUE NÃO SOU PERFEITA, MAS QUERO TODOS OS DIAS APRENDER ALGO NOVO E SER HOJE MELHOR DO QUE FUI ONTEM, POIS SEI QUE TEREI MUITAS CRIANÇAS COMO MEU FILHO E MEUS ALUNOS QUE SE ESPELHARAM EM MIM, ENTÃO PRECISO FAZER O MEU MELHOR SEMPRE.
SE VOCÊ GOSTOU DA DICA, COMENTA AI, DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE O ASSUNTO.

sábado, 24 de setembro de 2016

CRIATIVIDADE NO ATO DE ENSINAR







PARA TORNAR SUA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA MAIS DIVERTIDA, DINÂMICA E CONTEXTUALIZADA, VOCÊ PODE POR EXEMPLO SE FOR ENSINAR ALGUM TIPO DE GÊNERO TEXTUAL ESPECÍFICO, USAR A MUSICALIDADE E A PINTURA DE ROSTO COMO ATIVIDADES SIGNIFICATIVAS PARA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA.

OBS.: AQUI SÓ ESTOU DANDO O EXEMPLO DA BORBOLETINHA, MAS VOCÊ PODE ESCOLHER QUALQUER OUTRA MÚSICA OU PINTURA.
PRECISAMOS APRENDER A CHAMAR Á ATENÇÃO DA CRIANÇA PARA O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM E ISSO DEMANDA MUITO DE NÓS A CRIATIVIDADE DE COMO ESSE PROCESSO SERÁ FEITO. NÃO ADIANTA DARMOS UMA CARTILHA CHEIA DE "DECOREBAS", É PRECISO INOVAR, NOSSAS CRIANÇAS SÃO INTELIGENTES MAS NECESSITAM SER ESTIMULADAS. 

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

ATIVIDADES SIMPLES E LÚDICAS

     
Resultado de imagem para ideias de atividades ludicas  Resultado de imagem para ideias de atividades ludicas
Resultado de imagem para ideias de atividades ludicas  Resultado de imagem para ideias de atividades ludicas

Postei ai algumas atividades simples de fazer, porém auxilia muito no processo de ensino/aprendizagem de seu filho ou aluno.Estas e muitas outras atividades vocês encontram na internet, como sites e blogs.
No estudo de Rousseau ele nos afirma que a criança tem um melhor aprendizado quando esse processo acontece brincando de forma livre, sem intervenções de adultas mas com a mediação. O autor nos ensina que "A natureza fez a criança para ser cuidada e ajudada"( Rousseau). Então cabe a nós adultos esta responsabilidade.
Para finalizar pra quem ainda não sabe o conceito de atividades lúdicas, nada mais é do que ensinar através de brincadeiras, atividade essa, muito séria pois, o intuito não é só brincar, mas é você (responsável) fazer com que a criança aprenda o que foi ensinado através daquela brincadeira(tem que ter contextualização no ato de brincar).

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Dica de leitura

Ótima leitura pra você que quer saber e entender sobre a "ciência que estuda a educação".
É uma coletânea de vários artigos escritos por ex-alunos da faculdade ALFA e alguns dos meus professores de Pedagogia. O livro aborda três eixos básicos que são: Abordagem histórica, A Pedagogia como espaço de formação e Espaços de atuação do pedagogo. Vale a pena conferir, assuntos de extrema relevância.

NÃO SE FAZ EDUCADORES...

Resultado de imagem para frases libaneo



CONFESSO, QUANDO LI ESSE TRECHO DE RUBEM ALVES FIQUEI SEM PALAVRAS. SEUS PENSAMENTOS GRANDIOSOS NEM NECESSITAM DE LEGENDAS PARA EXPLICÁ-LO.

EDUCAÇÃO É MUITO MAIS DO QUE SABER LER E ESCREVER, OS QUATRO PILARES QUE SUSTENTAM A EDUCAÇÃO SÃO:  " APRENDER A APRENDER, APRENDER A FAZER, APRENDER A CONVIVER E APRENDER A SER" ( LIBÂNEO, DIDÁTICA,2013).
AI EU TE PERGUNTO, VOCÊ QUER SER UM EDUCADOR? E NÃO ESTOU FALANDO SÓ DE SER PROFESSOR.

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Tecnologia na educação infantil



A reportagem é bem clara ao dizer que nos dias de hoje não podemos fugir da tecnologia que nos rodeia, porém, tudo tem que ser usado com cautela.
Nossas crianças quando nascem, logo já tem acesso a Smartphones, tablets, notebooks..., mas não podemos deixar de introduzir em suas rotinas: o lápis de cor, giz de cera, papéis, massinhas e brincadeiras em grupo.
A tecnologia nos trás benefícios, mas também prejuízos porque, se não usarmos corretamente, não só em casa, mas também na escola com a mediação do professor, acabamos dependentes e tornamos as nossas crianças uma geração egoísta, introvertida sem capacidade de se conviver em sociedade.
Resultado de imagem para tecnologia na educação infantil

domingo, 11 de setembro de 2016

"Nóis Mudemo"

 O  ônibus da transbrasiliana deslizava pela Belém-Brasília rumo a Porto Nacional . Era abril , mês das derradeiras chuvas . No céu , uma luazona  enorme pra   namorado nenhum  botar  defeito  . Sob  o luar generoso ,   o cerrado verdejante era um presépio  ,  todo poesia    e misticismo .
     Mas minha alma estava profundamente  amargurada .   O encontro daquela tarde  ,  a visão  daquele  jovem   marcado  pelo    sofrimento , precocemente  envelhecido  ,   a crua recordação de um episódio que parecia tão banal... til .  Meus olhos percorriam a paisagem enluarada  ,  mas ela nada  mais era para mim que o pano de fundo de um drama estúpido e trágico .
................................................................................................................................
      As aulas tinham começado numa segunda-feira . Escola de perife-
ria , classes heterogêneas , retardatários .  Entre eles ,  uma criança crescida , quase um rapaz .
     - Por que você faltou esses dias todos ?
     - É que nóis mudemo onti, fessora . Nóis veio da fazenda .
     Risadinhas da turma .
     - Não se diz " nóis mudemo " menino ! A gente deve dizer : nós mudamos , tá  ?
    - Tá fessora !
    - No recreio , as chacotas dos colegas : Oi , nóis mudemo !          Até amanhã , nóis mudemo !
   No dia seguinte , a mesma coisa : risadinhas , cochichos, gozações .
   - Pai , não vô mais pra escola .
   - Oxente ! Módi quê ?
   Ouvida a história , o pai coçou a cabeça e disse :
   -  Meu fio , num deixa a escola por uma bobagem dessa . Não liga pras gozações da mininada ! Logo eles esquece .
   Não esqueceram .
   Na quarta-feira , dei pela falta do menino . Ele não apareceu no resto da semana, nem na segunda-feira seguinte . Aí me dei conta de que eu nem sabia o nome dele . Procurei no diário de classe e soube que se chamava Lúcio - L-ucio Rodrigues Barbosa . Achei o endereço. Longe , um dos últimos casebres do bairro .
Fui lá , uma tarde . O rapazola tinha partido no dia anterior para cas de um tio , no sul do Pará .

    - É , professora , meu fio não aguentou as gozações da mininada . Eu tentei fazê ele continuá , mas não teve jeito . Ele tava chatiado demais . Bosta de vida ! Eu devia di tê ficado na fazenda coa famia . Na cidade nóis não tem veis . Nóis fala tudo errado .

   Inexperiente, confusa, sem saber o que dizer, engoli em seco e me despedi .
...............................................................................................................................

   O episódio ocorrera há dezessete anos e tinha caído em total esquecimento , ao menos de minha parte .
  

  Uma tarde, num povoado à beira da Belém-Brasília , eu ia pegar o ônibus , quando alguém me chamou . Olhei e vi , acenando para mim , um rapaz pobremente vestido , magro , com aparência doentia .
    - O que é, moço ?
    - A  msenhora não se lembra de mim , fessora ?
    Olhei para ele , dei tratos à bola . Reconstituí mum momento meus longos anos de sacerdócio , digo de magistério . Tudo escuro .
    - Não  me l embro não , moço .   Você me conhece ? De onde ? Foi meu aluno ? Como se chama ?
    Para tantas perguntas , uma resposta lacônica :
    - Eu sou " Nóis Mudemo " , lembra ?
    Comecei a tremer .
   - Sim , moço . Agora lembro . Como era mesmo seu nome ?
   - Lúcio - Lúcio Rodrigues Barbosa .
   - O que aconteceu ?  Ah ! fessora !   É mais fácil  dizê o  que não aconteceu .  Comi o pão que o diabo amassô .  E  êta diabo  bom de padaria ! Fui garimpeiro , fui bóia fria , um "gato" me   arrecadou e levou num caminhão  pruma  fazenda  no meio da mata .   Lá trabaiei como escravo , passei fome , fui baleado quando consegui fugi . Peguei fugi .Peguei tudo quanto é doença . Até na cadeia já fui pará . Nóis  ignorante às véis fais coisa sem querê fazê . A escola fais uma farta danada . Eu não devia de tê saído daquele jeito , fessora , mas não aguentei as gozações da turma . Eu vi logo que nunca ia consegui falá direito . Ainda hoje não sei .

    - Meu Deus !
    Aquela revelação me virou do avesso . Foi demais para mim . Descontrolada comecei a soluçar convulsivamente . Como eu podia ter sido tão burra e má ? E abracei o rapaz , que me olhava atarantado .

    O ônibus buzinou com insistência .

    O rapaz afastou-me de si suavemente .
    - Chora não , fessora !  Asenhora não tem curpa .

    Como ? Eu não tenho culpa ? Deus do céu !
    Entrei no ônibus apinhado . Cem olhos eram flechas vingadoras apontadas para mim . O ônibus partiu . Pensei na minha sala de aula . Eu era uma assassina a caminho da guilhotina .
...............................................................................................................................
    Hoje tenho raiva da gramática . Eu mudo , tu mudas , ele muda , nós mudamos , mudamos , mudaamoos, mudaaamooos... Super usada , mal usada , abusada , ela é uma guilhotina dentro da escola . A gramática faz gato e sapato da língua materna - a língua que a criança aprendeu com seus pais e irmãos e colegas - e se torna o terror dos alunos . Em vez de estimular e fazer crescer, comunicando , ela reprime e opri-
me , cobrando centenas de regrinhas estúpidas para aquela idade .

   E os Lúcios da vida , os milhares de Lúcios da periferia e do interior , barrados nas salas de aula :" Não é assim que se diz , meni- no !" Como se o professor quisesse dizer : "Você está errado ! Os seus pais estão errados ! Seus irmãos e amigos estão errados ! A certa sou eu ! Imite-me ! Copie-me ! Fale como eu ! Você não seja você ! Renegue suas raízes ! Diminua-se ! Desfigure-se ! Fique no seu lugar ! Seja uma sombra !"

    E siga desarmado para o matadouro da vida ...

                                                                                       (Fidêncio Bogo )

http://www.recantodasletras.com.br/pensamentos/3045465                               Fonte do texto:http://euterlucia.vilabol.uol.com.br/texto4.html

O texto acaba sendo um pouco redundante na sua forma de abordar o assunto, porém, trata claramente o que vários alunos enfrentam com professores mal qualificados.
 Precisamos aprender como docentes a melhor forma de fazer com que o aluno tenha uma aprendizagem significativa, sem humilhá-lo, sem que ele se sinta inferior, assim nos ensina (Cortella), " a educação serve para encantar as pessoas, não para humilhá-las".
 Existe diferença entre língua e linguagem, precisamos respeitar a forma que o aluno foi instruído no seu âmbito familiar, e em sala de aula com nosso exemplo, amor e dedicação fazemos a mediação entre o aluno e o conhecimento.

Resultado de imagem para otima semana

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Dica de leitura do dia

Ótimo livro, recomendo para crianças e adultos lerem. Minha professora  (Rosimeire Fortuna)de Fundamentos e Metodologia de Língua Portuguesa me emprestou para ler e me encantei com o assunto discutido no livro. Existe a boa mentira e também existe o calabouço das piores verdades... Não, não estou louca, leia este livro e você vai me entender, o melhor da história é o biscoito de chocolate...hum, ficou curioso né?!

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Libras

Resultado de imagem para libras
Resultado de imagem para librasResultado de imagem para libras

Este semestre comecei a ter aulas de LIBRAS com o professor Sergio Vaz, que por sinal é um excelente profissional. É a minha primeira experiência com Libras e confesso estar amando falar com as mãos. Percebo que nossas escolas precisam ainda mais desta inclusão, que ainda é deficitária por falta de investimentos do poder público e por falta também de profissionais capacitados na área. 

Assim como qualquer outra matéria, esta disciplina necessita de amor e dedicação, por isso acredito que haja tão pouco profissionais na área, precisamos ter amor pelo próximo, amor pela educação. Alguns dos "alunos mestres" visam apenas um diploma e se esquecem que o processo de ensino aprendizagem precisa ser uma construção, precisa amar e se dedicar para ser um profissional de excelência.
Resultado de imagem para libras

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Começando a semana com Paulo Freire

Resultado de imagem para paulo freire frasesResultado de imagem para paulo freire frases


De nada adianta estudarmos quatro anos ou mais para nos tornarmos professor se não houver amor em nossas palavras e atitudes. Como Paulo Freire nos ensina é impossível falar de educação sem amor. Temos que ter a curiosidade de querer saber sempre mais pois o " aprender e o ensinar sempre serão inacabados" a educação não tem limites, seja curioso no meio educacional, vamos fazer dessa geração grandes pesquisadores.

DESEJO A TODOS UMA ÓTIMA SEMANA E VAMOS SEGUIR EM FRENTE PORQUE OS ESTUDOS NÃO PODEM PARAR!!!

sábado, 3 de setembro de 2016

Crianças criativas

Deixe seu filho ser criativo, não se preocupe com a bagunça, pois a infância é o melhor tempo de se brincar e ser criativo deixe que seu filho através da criatividade se torne um adulto bem sucedido nos estudos e na vida profissional, assim nos ensina Jean Piaget.

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Língua portuguesa

Atividade realizada hoje em sala de aula, ilustração da história em quadrinhos Adote um gato. Trabalho apresentado por ( Joyce, Tatielle, Crisney, Thalya, Aline, Teresinha, Patrícia e Érica), a partir da ilustração contamos a história com nossas próprias palavras.
Ótima ideia pra você professor realizar com seus alunos utilizando essa dica para trabalhar o pcn de língua portuguesa com seus alunos de forma lúdica e prazerosa, isso tudo aprendemos hoje com a professora Rosimeire Fortuna, na aula de fundamentos e metodologia de língua portuguesa.

Fração

 HOJE QUERO TRAZER PARA VOCÊS ALGUMAS FOTOS DA MINHA TURMA E DICAS DE COMO MINISTRAR UMA AULA DE MATEMÁTICA (FRAÇÃO), QUE FOI MEU GRUPO (JOYCE,PATRÍCIA, THAYS CRISTINA, CARÍNY, DEBORA, EMYRECH E CLEONICE) QUE APRESENTOU EM SALA. TEMOS VÁRIOS OUTROS TEMAS QUE OS OUTROS GRUPOS APRESENTARAM, MAS EM OUTRA OPORTUNIDADE POSTO AQUI PARA VOCÊS (PORQUE SÃO MUITOS). 
A PARTIR DESSAS MINI AULAS QUE APRESENTAMOS, FIZEMOS TAMBÉM UM PORTFÓLIO COM TODAS AS TAREFAS DOS GRUPOS APRESENTADOS.
 FOTO 1
 FOTO 2
 FOTO 3

 FOTO 4
 FOTO 5
 FOTO 6
 FOTO 7


  • ESSA DICA SERVE PRA VOCÊ PROFESSOR, ALUNO E PARA OS PAIS TAMBÉM AJUDAR SEU FILHO EM CASA COM A TAREFA DE CASA. COMEÇANDO PELA FOTO 7 VOCÊ PODE FAZER DESENHOS DE PIZZAS E DE FRAÇÕES PARA ILUSTRAR. POIS A CRIANÇA TEM MAIS FACILIDADE DE ASSIMILAR O CONHECIMENTO COM O QUE É CONCRETO.
  • DEPOIS QUE SE CONCEITUA A FRAÇÃO, TRABALHAMOS COM O DOMINÓ, DIVIDIMOS A SALA EM GRUPOS E COM O DOMINÓ PODE-SE BRINCAR E APRENDER FRAÇÃO.
  • LEVAMOS PARA A SALA ALGUMAS PIZZAS COMO LANCHE, E TAMBÉM ATRAVÉS DO LANCHE PODEMOS APRENDER FRAÇÃO.
  • NA FOTO 5 FOI NOSSA LEMBRANCINHA DADAS AOS ALUNOS, QUE NOSSA COLEGA CLEONICE QUE FEZ, QUE FOI UMA CORUJINHA DE MARIA MOLE COBERTA POR CHOCOLATE.
  • E NO FIM DO SEMESTRE PASSADO APRESENTAMOS NOSSOS PORTFÓLIOS COMPLETOS COM AS TAREFINHAS E APRESENTAMOS EM UMA FEIRA CIENTÍFICA NOSSOS MATERIAIS PEDAGÓGICOS DAS MINI AULAS.
ESPERO QUE TENHAM GOSTADO DA DICA E ATÉ A PRÓXIMA POSTAGEM.

Rubem Alves

BOM DIA PESSOAL, COMEÇO O DIA COM ESSA LINDA FRASE DE RUBEM ALVES. NÃO ESPERE UM MOMENTO OU UMA OPORTUNIDADE PARA SER FELIZ, SEJA FELIZ HOJE, AGORA, SEJA FELIZ COM O QUE VOCÊ É E COM O QUE VOCÊ TEM, NÃO ESPERE O AMANHÃ, POIS ELE PODE NÃO CHEGAR.
AGRADEÇA A DEUS POR TUDO QUE TEM, AS OUTRAS COISAS SERÃO ACRESCENTADAS COM PERSEVERANÇA E DEDICAÇÃO.

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Paródia

Na aula desta terça-feira (30/08) de Fundamentos e Metodologia de Arte, foi solicitado pela professora Marília Soares, que fizéssemos uma paródia sobre a importância da Arte na Educação. Segue ai a letra da Paródia feita pelo meu grupo composto por mim Joyce Pereira, Crisney Kely, Thalya Pena, Patrícia Rodrigues e Mateus Gomes.
 PARÓDIA: A ARTE NOS FAZ CRESCER
MÚSICA: FICO ASSIM SEM VOCÊ

Filme sem ator, pincel sem pintor
A arte nos faz crescer.
Música da hora, cultura na escola
A arte nos faz crescer.

Porque o artista é assim
 E da música estou afim
Quero cantar a todo instante,
Nem mil auto falantes vão poder falar por mim.

Arte sem Picasso
Dança sem compasso
A arte nos faz crescer.
Versos de um poema
Arte como tema
A arte nos faz crescer.

Estou louca pra te desenhar
Louca pra fazer exposição
Criticar Pablo Picasso é ser um grande sem noção.

E eu não existo se eu não conhecer
E arte é onde eu me inspiro
A pintura é que me faz viver
Porque sem ela não há colorido
Por que... Por que...

Teatro é legal
Samba no carnaval
A arte nos faz crescer.
História em quadrinho
Foto de um bebezinho
A arte nos faz crescer.



Podemos compreender que a arte na escola não é um momento de descanso ou somente fazer um desenho livre, a arte é uma disciplina que merece seu devido respeito assim como as outras, a arte é uma disciplina onde envolve a teoria e a prática e que precisa ser contextualizada com determinada atividade para que o aluno tenha a compreensão daquilo que está sendo feito em sala de aula. Arte é muito mais do que pintar e desenhar, arte é: música, dança, teatro,brincadeiras lúdicas,tecnologias... a arte faz com que nós alunos desenvolvemos habilidades como o raciocínio lógico e dons que nem nós mesmos sabemos que temos. 

Brincando com as letras

Este vídeo é muito bom para nós pais e professores introduzirmos o alfabeto na vida da criança, assim como no vídeo podemos espalhar as letras entre as crianças e com a mediação do adulto começar a formar palavras, é uma forma lúdica de se aprender a ler. Não esquecendo de trazer o letramento para o cotidiano de nossas crianças.brincando com as letras
Bom dia caro leitor,
Hoje dou início ao meu blog sobre educação, com o intuito de levar a você (leitor) o que tenho aprendido até aqui no 4º período do curso de Pedagogia.
O tema é educação, porém os textos, fotos e vídeos que serão postados são de diversas disciplinas, não escolhi uma matéria específica, pois entendo que a educação é um assunto interdisciplinar e abrange matérias que já estudei e ainda vou estudar.
Ainda estou aprendendo a lidar com as novas tecnologias e acredito que é de estrema importância termos a tecnologia a nosso favor, principalmente nós professores precisamos estar antenados com a nova mídia para levar o que tem de melhor na web para nossos alunos e orientá-los com o que é perigoso na mesma, o blog ALUNA DE PEDAGOGIA vai trazer a você novidades e informações do meio educacional, conto com você para este novo desafio.